17 de mar. de 2023
Principais assuntos abordados: entidades, atributos, relacionamentos, cardinalidade, chaves primária e estrangeira.
Julgue os próximos itens, a respeito de banco de dados.
[ ] No banco de dados relacional, é permitido criar uma chave primária utilizando-se dois ou mais campos definidos como chaves estrangeiras.
[ ] Chave estrangeira é um campo que aponta para a chave primária de outra tabela ou da mesma tabela, dessa forma, passa a existir uma relação entre duplas de duas tabelas ou de uma única tabela.
[ ] Em um banco de dados relacional, a chave candidata a primária é formada por um ou mais atributos que identificam uma única tupla.
[ ] Em um banco de dados relacional, uma chave primária é o conjunto de um ou mais campos utilizados para identificar um único registro na tabela.
[ ] No modelo relacional de dados todas as relações necessitam de uma chave primária formada por uma ou mais tuplas que identificam um único registro.
[ ] Uma cardinalidade N:N no modelo lógico de um banco de dados relacional gera três tabelas no modelo físico.
[ ] Um modelo relacional de banco de dados não separa as estruturas de armazenamento físicas das estruturas de dados lógicas, assim administradores de banco de dados podem gerenciar tanto o armazenamento de dados físicos quanto o acesso a esses dados.
[ ] Em um modelo relacional, a cardinalidade de 1 para 10 significa que cada registro em uma tabela pode estar associado a 10 registros em outra tabela.
[ ] No modelo relacional, uma tabela é composta por uma coleção de relacionamentos, em que cada linha representa uma instância de uma entidade do mundo real.
[ ] A integridade referencial é uma parte essencial de qualquer banco de dados relacional, que, entre outros benefícios, facilita as consultas.